Especialidades
- CIRURGIA ORTAGNÁTICA
É a especialidade que cuida de problemas relacionados as bases ósseas dentais e faciais. Algumas pessoas possuem problemas faciais relacionadas ao queixo que se apresenta muito para trás ou muito para frente do rosto (retrusão ou protrusão mandibular) assim como as bases dentais superiores muito para trás ou muito para frente do rosto (retrusão ou protrusão maxilar) ou até mesmo as duas bases ósseas, maxila e mandíbula(queixo) comprometidas afetando muito a aparência. Para reposicionar a parte ou as partes afetadas, um procedimento cirúrgico elaborado em conjunto com especialistas em ortodontia e cirurgia bucomaxilofacial é realizado com a finalidade de recuperar os traços e formas do rosto bem como sua função reposicionando maxila, mandíbula ou os dois devolvendo a harmonia facial.
- DENTÍSTICA
Dentística é o ramo da odontologia que atua na área da cosmética e da restauração dental. Essa especialidade trata de lentes e facetas de contato dental, clareamentos dentais e restaurações.
- Lentes de contato dental são utilizadas para pequenos ajustes ou complementos. Ampliam os dentes em largura e altura através da técnica de fragmentos de porcelana possibilitando mudanças da forma dental com um desgaste mínimo dos dentes promovendo correções mínimas para um encaixe perfeito.
- Facetas dentais são utilizadas para ajustes maiores e requerem um desgaste maior do dente para serem colocadas proporcionando maior correção de cor e formato dental
- Clareamentos dentais são procedimentos estéticos que visam promover o clareamento de um dente escurecido ou recuperar a cor original dos dentes, perdida em algum momento durante a vida por diferentes fatores.
- Restaurações têm a função de restaurar a forma e estética dos dentes, sempre associada à saúde e à funcionalidade bucal.
- ENDODONTIA
A endodontia é a especialidade da Odontologia que trata dos problemas de canal ou infecção da polpa dental muitas vezes causadas por lesões cariosas (cáries) extensas. O tratamento do dente nestes casos consiste na remoção do tecido pulpar (nervo) infectado ou necrosado (morto). Com instrumentos de precisão que localizam e limpam todo o espaço ocupado pela polpa do dental (nervo do dente) dentro da raiz do dente podemos oferecer tratamentos rápidos e seguros com o objetivo de sanar a infecção.
- IMPLANTODONTIA
Implantodontia é a especialidade da odontologia dedicada a devolver estética e função perdidas, através da colocação cirúrgica de “pinos”, (implantes) feitos de material biocompatíveis, portanto não rejeitado pelo organismo. Sobre os implantes, posteriormente podem ser instalados desde uma “coroa dental” (peça protética) até um protocolo de dentes (próteses totais) em substituição a um dente ou todos os dentes perdidos. Estes procedimentos abrangem uma série de tratamentos que vão desde enxertos ósseos até reconstrução de pilares de sustentação para reabilitação total e estética. Com tecnologias novas podemos proporcionar procedimentos mais rápidos e previsíveis, oferecendo sempre os melhores resultados aos nossos clientes.
- PRÉ-NATAL ODONTOLÓGICO
Destina-se à promoção, prevenção e tratamento quando necessário dos problemas de saúde bucal da gestante, utilizando nestes casos anestésicos e medicações ideais para essa fase. Além disso é no pré-natal que serão dadas orientações sobre aleitamento materno, utilização de bicos artificiais (chupeta e mamadeira), sintomas de erupção dentária e de como proceder frente a alterações encontradas na cavidade bucal do bebê.
- ODONTOPEDIATRIA
A Odontopediatria tem como objetivo a promoção, prevenção e tratamento quando necessário dos problemas de saúde bucal do bebê, da criança e do adolescente (Odontohebiatria), como cárie, endodontia, doença periodontal, traumatismos, reabilitação, maloclusões, malformações congênitas e outras doenças de tecidos moles e duros.
Pesquisas comprovam que crianças que realizam consultas preventivas desde os primeiros anos de vida minimizam de sobremaneira os gastos e estresse referentes a tratamentos odontológicos na infância e fase adulta.
- ODONTOHEBIATRIA
É a área da odontologia que cuida da inserção do adolescente em programas de prevenção e educação em saúde bucal, além de resolver a parte curativa quando necessário. Estar atento, diagnosticar ou suspeitar de problemas ou distúrbios que terão reflexos na boca como ansiedade, disforia, bulimia, anorexia e a compulsão alimentar faz parte da Odontohebiatria. Esses distúrbios podem causar dentre outros problemas erosão dental, aumento do número de cáries, doença periodontal, mucosite, edema de glândulas salivares e bruxismo. Além disso, é nessa fase da vida que teremos as últimas trocas dentárias e o posicionamento da dentição permanente.
- ORTODONTIA
A ortodontia a especialidade que tem como objetivo a promoção e prevenção e recuperação do sistema bucal (estomatognático) através da supervisão e orientação do desenvolvimento dos dentes sobre as arcadas dentárias e se necessário a correção de desajustes dentais já instalados.
Os aparelhos ortodônticos funcionam através de forças externas agindo sobre os dentes modificando suas posições. Podem ser aparelhos fixos e móveis.
- ORTOPEDIA FUNCIONAL DOS MAXILARES (OFM)
A OFM é a especialidade que tem como objetivo a promoção e prevenção e recuperação do sistema bucal (estomatognático) através da supervisão e orientação do desenvolvimento funcional e muscular bucal ou correção das funções que se encontram desequilibradas.
Os aparelhos ortopédicos funcionais agem através de uma mudança de postura terapêutica devolvendo funções equilibradas sem aplicação de forças externas. Os aparelhos são geralmente móveis.
- PERIODONTIA
É a especialidade que cuida da prevenção e o tratamento das alterações dos tecidos de suporte e circundantes dos dentes e seus substitutos bem como de sua estética.
Doença periodontal além de porta de entrada para infecções aumenta o risco para doenças do coração por isso é fundamental manter a cavidade bucal corretamente higienizada para manutenção de condições sistêmicas (diabetes) bem como da saúde. O acúmulo de placa bacteriana provoca gengivite e sua evolução pode atingir áreas mais profundas, infectando o tecido ósseo (que circunda os dentes) e os ligamentos que unem os dentes ao tecido ósseo causando sérios danos à saúde bucal como a perda de dentes além de problemas como a halitose (mau hálito). Técnicas microcirúrgicas minimamente invasivas podem ser usadas para remover o excesso de gengiva proporcionando mais beleza ao sorriso ou enxertar tecido gengival em caso de raízes expostas quando necessário.
- PRÓTESE DENTÁRIA
A Prótese Dentária é a especialidade que tem como objetivo a reconstrução total ou parcial de um dente ou reabilitação de toda a arcada dentária para manutenção e controle das funções mastigatórias de oclusão do sistema bucal, proporcionando ao paciente a função, saúde, conforto e estética. Após diagnóstico e planejamento de cada caso para confecção de próteses fixas, prótese removível parcial ou total e da prótese sobre implante, procedimentos, materiais e técnicas laboratoriais serão necessárias para execução dos trabalhos.